Peteca

Print Friendly

A FEMPE – Federação Mineira de Peteca, foi fundada em 14 de junho de 1975, como decorrência do crescimento do jogo que, na década de 70, já era praticado por milhares de adeptos, homens e mulheres, jovens e idosos.

A partir de sua criação, a Federação passou a lutar junto ao Conselho Nacional de Desportos – CND, pela oficialização do jogo de peteca como esporte, o que veio a ocorrer na sessão plenária daquele Órgão, em 27 de Agosto de 1985, conforme deliberação n°. 15/85. A codificação e estruturação do novo desporto ficou a cargo da Confederação Brasileira de Desportos Terrestre – CBDT, que em 01 de abril de 1986, nomeou o primeiro diretor do seu recém criado departamento de peteca.

A presença da Federação e a oficialização do jogo propiciaram um amplo crescimento da peteca, tanto técnica como quantitativamente, determinando a elaboração de calendários de disputas a nível estadual (o Campeonato Mineiro) e regionais.

Empenhando-se em difundir o jogo em outros estados que ainda não o praticam, a Federação tem promovido a exibição de atletas mineiros em várias unidades do País. Uma das consequências imediatas disto foi a inclusão oficial da peteca nos jogos Universitários Brasileiros, a partir de 1996.