Futsal

Print Friendly

O futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores, apenas. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu.

São duas as versões para a origem do futebol de salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. A primeira, não é oficial até então o esporte começou a ser praticado por volta de 1930, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam “peladas” nas quadras de futvôlei e vôlei, aproveitando as redes usadas na prática desse último esporte. Na segunda versão, o futebol de salão teria sido inventado em 1940, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de Indoor Football.

Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com times de cinco a sete jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir sua capacidade de saltar e, consequentemente, suas frequentes saídas de quadra. A “bola pesada” acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do futebol de salão.