Atletismo Paralímpico

Print Friendly

Os Jogos do Interior de Minas – JIMI Paradesporto contarão com a modalidade
de Atletismo Paralímpico.

HISTÓRIA

Desde os Jogos de Roma, em 1960, o atletismo faz parte oficialmente do esporte paralímpico. As primeiras medalhas do Brasil em Paraolimpíadas na modalidade vieram em 1984, em Nova Iorque e em Stoke Mandeville, Inglaterra. Nos Estados Unidos foram conquistadas seis medalhas: uma de ouro, três de prata e duas de bronze. Na cidade inglesa, o Brasil obteve cinco medalhas de ouro, nove de prata e uma de bronze. Em Seul (1988), mais três de ouro, oito de prata e quatro de bronze. Na Paraolimpíada de Barcelona, em 1992, os competidores trouxeram três medalhas de ouro e uma de bronze. Em Atlanta (1996), o Brasil conquistou cinco medalhas de prata e seis de bronze. Em Sydney (2000) foram quatro de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Mas foi em Atenas, em 2004, que o atletismo brasileiro mostrou sua força: 16 medalhas no total, sendo cinco de ouro. Nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro (2007) o Brasil terminou em primeiro lugar geral, com 25 medalhas de ouro, 27 de prata e 21 de bronze, totalizando 73 medalhas na modalidade.

QUEM PODE PARTICIPAR

Atletas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de down (SD), dos gêneros masculino e feminino, que completem 15 (quinze) anos no ano da competição (nascidos em 2008), poderão praticar a modalidade.

CLASSES E PROVAS

Os atletas serão classificados de acordo com a classificação funcional, oftalmológica e intelectual do World Para Athletics, Virtus World Intellectual Impairment Sport e Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

As classes funcionais do atletismo paralímpico serão:

a) Track (T): corridas de velocidade, meio fundo, fundo e salto.

b) Field (F): arremesso e lançamento.

Serão oferecidas as seguintes provas: 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, salto em altura, salto em distância, arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do dardo, lançamento do club.

Para fins de um parâmetro objetivo quanto às características das classes funcionais, provas e outras informações sobre a modalidade Atletismo Paralímpico, confira o regulamento.